Linhas de Pesquisa


1. Teorias do teatro e da performatividade
Estudo dos conceitos e formas do drama, desde os paradigmas tradicionais, passando pelas rupturas históricas até os diálogos contemporâneos. Relações teóricas e práticas entre dramaturgia/ teatro/ encenação. Estudo de teorias e práticas da performance sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos.

2. História, crítica e cultura
Discussão sobre a perspectiva histórica de questões estéticas, sua atualização e utilidade no contexto atual e, também, a mediação entre teatro e sociedade. História do teatro. Crítica teatral. Teatro político. Teatro dialético. Dramaturgia de autoria feminina. Teatro infantil. Teatro de grupo. Formação de público. Teatro e sociedade.

3. Estudos de Intermidialidades
Estudo e problematização de questões sobre intermidialidade,  dentre elas as práticas  de  transposição midiática, combinação de mídias, referências intermidiáticas, interfaces e hibridizações de mídias em contextos mixmídia, multimídia e intermídia e cruzamentos de fronteiras midiáticas, que caracterizam as manifestações artísticas do contemporâneo, como o teatro, o cinema, os quadrinhos, a fotografia, a pintura, a música e outras.

4. Práticas educativas
Letramento literário em dramaturgia. Leitura do espetáculo teatral. Dramaturgia e teatro na formação de professores. O texto dramático em livros didáticos e materiais paradidáticos. Jogos teatrais e ensino.


5. Estudos de mulheres e/ou gênero em teatro
Pesquisa sobre dramaturgias e/ou artistas mulheres. Estudos com ênfase em gênero, abrangendo temáticas LGBTQIA+. Estudos que perspectivam as práticas autorais verbais e cênicas. Estudos acerca de encenações, performances e processos de criação, poéticas participativas, ativismos, práticas experimentais e pedagógicas, políticas e de criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário