Em 1996, durante o XI Encontro
Nacional da ANPOLL, que foi realizado em João Pessoa, os membros
do Grupo de Trabalho (GT) Estudos Shakespearianos, fundado pela
Profa. Dra. Marlene Soares dos Santos (UFRJ), decidiram expandir o enfoque do
GT tendo em vista a sua produção de pesquisa. Consideraram que os estudos
shakespearianos já tinham tido vários desdobramentos que incluíam múltiplas
linhas interdisciplinares e intersemióticas. Tendo em vista a vocação natural
do GT, a da dramaturgia comparada, tornou-se meta principal, naquele estágio, a
ampliação do GT com vistas a possibilitar o envolvimento de um maior número de
membros e o enriquecimento da produtividade do grupo.
O GT Estudos Shakespearianos tinha
sido fundado três biênios antes, em 1990. Durante o biênio de 1996-1998, a
Profa. Dra. Margarida Gandara Rauen (então UFSC, hoje UNICENTRO/FAP),
coordenadora do GT de Estudos Shakespearianos desde 1994, desenvolveu contatos
e angariou currículos tendo em vista a reestruturação do grupo de pesquisa.
Considerando as sugestões e propostas dos colegas (32 interessados que enviaram
seus currículos), a coordenadora elaborou um plano de trabalho inicial, o qual
foi discutido e revisado durante o XIII Encontro Nacional da ANPOLL,
em Campinas. O GT Estudos Shakespearianos foi, então, encerrado por meio de
relatório do biênio 1996-1998. O plano de trabalho do novo GT, denominado Dramaturgia
e Teatro, foi submetido e aprovado pela Diretoria da ANPOLL, sendo que o
primeiro biênio de funcionamento (1998-2000) aconteceu sob a coordenação da
Profa. Dra. Lygia Vianna Peres (UFF) e a vice coordenação de Margarida Gandara
Rauen.
Realizou-se um primeiro encontro em
Niterói, na UFF, em outubro 1999, durante o qual foram discutidas as pesquisas
em andamento e a viabilidade da revista do GT, em sistema de cooperativa.
Motivos profissionais e de saúde impediram o comparecimento de alguns dos
interessados, como foi o caso do estimado Prof. Dr. Eudinyr Fraga (falecido em
dezembro de 2001), que deu uma grande contribuição auxiliando a
coordenadora a efetivar outros contatos na USP, especialmente com a Profa. Dra.
Maria Silvia Betti (atual membro efetivo).
O primeiro encontro de pesquisa do novo
GT ocorreu no XV Encontro Nacional da ANPOLL, em Niterói, entre 04
e 07 de junho de 2000. Quinze (15) membros (efetivos e com o título de
doutor(a)) participaram dos trabalhos, sendo que entre estes estavam Alai
Garcia Diniz, José Roberto O'Shea, Lucia Vieira Sander, Lygia Rodrigues Vianna
Peres, Margarida Gandara Rauen e Maria Helena Werneck. Na categoria de membros
convidados, compareceram Angela Maria Coutinho, Antonio Hildebrando, Carmen
Celsa Alvitos Pereira, Célia Maria Arns de Miranda, Deila Conceição Peres,
Guilherme Schiffer Durães, Maria Cristina de Souza, Marise Rodrigues e Sirlei
Santos Campos. Nos trabalhos apresentados, foram desenvolvidas as linhas de
pesquisa propostas no projeto inicial: Dramaturgia Comparada, Crítica do texto
dramático e/ou do teatro, História do Teatro e Teoria do Teatro. Durante
o XV Encontro, foi lançado o número zero da Revista Dramaturgia e
Teatro (ISSN 005021), com 18 artigos de membros do GT, tendo a organização
desta publicação sido realizada por Carmen Celsa Alvitos Pereira, Deila
Conceição Peres e Marise Rodrigues, com o apoio da Bacantes Edição e Arte
(Niterói).
A Dra. Lygia Vianna Peres (UFF)
permaneceu na coordenação durante os dois biênios regimentais (de 1998 a
2002), sendo eleitos, no XVII Encontro Nacional da ANPOLL, em
Gramado/RS (junho 2002), a Profa. Dra. Sheila Maluf (UFAL) para a coordenação e
o Prof. Dr. Ricardo Bigi de Aquino (UFP) para a vice coordenação do biênio
2002-2004.
A nova coordenação deu continuidade aos
trabalhos de estruturação e organização das atividades do GT ao proceder à
criação de uma logomarca e da página www.dramaeteatro.ato.br. A página possuía
um histórico da formação do GT, a relação dos pesquisadores cadastrados por
linhas de pesquisa, os títulos e resumos de dissertações e teses orientadas por
pesquisadores do grupo, um banco de textos disponíveis eletronicamente e uma
agenda de eventos de interesse comum. Links foram estabelecidos com a revista
eletrônica “O Percevejo”, publicada conjuntamente pelo Departamento de Teoria
do Teatro e pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Rio de
Janeiro (UNI-RIO), e com a página da Associação Brasileira de Pesquisa e
Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE).
O Encontro
Intermediário de 2003, realizado em Recife, no mês de
junho, reuniu os pesquisadores que apresentaram trabalhos e deram
encaminhamento a outras questões colocadas pela coordenação. A Profa. Dra.
Sheila Maluf (UFAL) e o Prof. Dr. Ricardo Bigi de Aquino (UFP) foram reeleitos
para a coordenação e a vice coordenação, respectivamente, do biênio 2004-2006.
Durante essa coordenação, registra-se a
publicação dos livros Dramaturgia e Teatro (2004), Reflexões
sobre a Cena (2005), Dramaturgia em Cena (2006) e Olhares
sobre Textos e Encenações (2007), organizados pela Profa. Dra. Sheila Maluf
e pelo Prof. Dr. Ricardo Bigi de Aquino e editado pela EDUFAL/EDUFBA.
Para o biênio 2006-2008, foram eleitos
o Prof. Dr. Roberto Rocha, coordenador, e a Profa. Maria Silvia Betti (USP),
vice coordenadora.
No XXIII ENANPOLL,
realizado em Goiânia, do dia 02 ao dia 04 de julho de 2008, foram eleitos o
Prof. Dr. André Luís Gomes (UnB) e o Prof. Dr. Diógenes André Vieira Maciel
(UEPB) para coordenação e vice coordenação durante o biênio 2008-2010. Entre o
Encontro Nacional e o Encontro Intermediário, as discussões entre os membros do
GT giraram em torno da viabilidade de publicação do livro que começara a ser
organizado pela gestão anterior, mas que não fora devidamente concluído. O
livro, que antes teria o título Discurso Dramático/Enunciação Cênica,
foi reestruturado e editado pela EDUFAL, com o título Dramaturgia e
Teatro: Intersecções
(2008), contando com a organização final da nova coordenação, que finalizou o
trabalho e coligiu dezessete trabalhos de membros do GT. No período que
antecedeu o Encontro Intermediário, discutiu-se amplamente a definição de um
eixo temático, que não só nortearia as apresentações de trabalhos como também
poderia motivar uma próxima publicação do GT.
Em 2009, nos dias 29 e 30 de outubro,
foi realizado o Encontro Intermediário em João Pessoa-PB, com
a participação dos seguintes membros efetivos do GT: André Luís Gomes
(coordenador), Diógenes André Vieira Maciel (vice coordenador), Maria Cristina
de Sousa, Marise Rodrigues, Otávio Cabral, Ricardo Bigi de Aquino e Valéria
Andrade. O Encontro contou com a participação dos professores visitantes
Augusto Rodrigues e Eliane Lisboa e com a presença dos seguintes alunos de
pós-graduação/graduação: Rainério dos Santos Lima (doutorando/UFPB), Ana Paula
Carvalho (mestranda/UEPB), Danielle Lima Ribeiro (mestranda/UEPB) e Rodrigo
Rodrigues Malheiros (mestrando/UEPB).
A partir dos resumos enviados pelos
inscritos e das linhas de pesquisa, a coordenação do GT propôs as seguintes
mesas redondas para compor a Programação do Encontro Intermediário de 2009: O
GT em debate; Dramaturgia e Teatro: intersecções; A Pesquisa em Dramaturgia e
Teatro; Dramaturgia e História: discursos críticos; A cena contemporânea:
intervenção e campo político e, finalizando os trabalhos, GT Dramaturgia e
Teatro: avaliação e perspectiva. A análise e sugestões da então coordenação dos
GT provocaram discussões e propostas interessantes. Depois desse primeiro
momento, as apresentações de papers aconteceram de acordo com
a programação, encerrando-se o Encontro Intermediário com a mesa-redonda “GT
Dramaturgia e Teatro: avaliações e perspectivas”, em que houve a retomada das
discussões e elaboração de algumas propostas serem apresentadas, rediscutidas e
deliberadas no Encontro Nacional.
Naquele momento, decidiu-se também que
uma temática central – que reflita os interesses dos próprios pesquisadores no
que se refere a temas e problemas relevantes em torno do eixo
dramaturgia/teatro – nortearia as pesquisas, as publicações e as
reflexões/discussões no Encontro Intermediário, em 2009, e na XXV
ENANPOLL, em 2010: Dramaturgia,
Roteiros e Estudos Interartes.
Devido à dificuldade de manutenção do
site anteriormente criado e considerando a importância desse meio para interação
entre os membros do GT, ainda no segundo semestre de 2009, o site
www.gtdramaturgiaeteatro.com.br foi desenvolvido e hospedado no provedor da
Locaweb, em que o coordenador já matinha financeiramente uma conta eletrônica.
O site foi atualizado semestralmente pelos próprios coordenadores, em razão da
falta de recursos para manter um funcionário para atualização mensalmente.
Para o XXV ENANPOLL, o GT
recebeu 14 inscrições: André Luís Gomes, Anna Stegh Camati, Augusto Rodrigues
da Silva Junior, Célia Maria Arns de Miranda, Diógenes André Vieira Maciel,
Gilberto Figueiredo Martins, Lourdes Kaminski Alves, Maria Silvia Betti, Mayumi
Denise S. Ilari, Otávio Gomes Cabral Filho, Rosemari Bendlin Calzavara, Sirlei
Santos Dudalski, Sonia Aparecida Vido Pascolati e Valéria Andrade. Dos
inscritos, Lourdes Kaminski Alves e Valéria Andrade não compareceram, mas
justificaram a ausência. O GT contou com a participação, como visitante, da
Profa. Dra. Orna Levin (UNICAMP). A partir dos resumos recebidos, a coordenação
elaborou uma programação com mesas de comunicação e, ao final, uma mesa de
avaliação do GT para propostas e deliberações.
Antes de iniciar as atividades
previstas na programação, o coordenador apresentou as solicitações dos
professores Augusto Rodrigues (UnB), Luiz Humberto Arantes (UFU) e Rafael
Villas Boas (UnB – Planaltina) para se associarem ao GT e sumarizou os
respectivos currículos e projetos desenvolvidos. As solicitações dos
professores foram aprovadas por unanimidade.
Como grande parte dos participantes não
esteve no Encontro Intermediário, a coordenação resolveu retomar
algumas discussões e propostas apresentadas em 2009. A coordenação propôs uma
pesquisa conjunta sobre os “Pensadores do teatro brasileiro” com o objetivo de
identificar e destacar importantes nomes da História do nosso teatro, ou seja,
dramaturgos, críticos ou teóricos que contribuíram efetivamente para construção
e desenvolvimento das artes dramáticas no Brasil. A pesquisa poderia ser
realizada individualmente ou em parceria com outro integrante do GT. A proposta
foi aceita por unanimidade. Ficou decidido que os coordenadores fariam o
cadastro como líderes do Grupo de Pesquisa. Decidiu-se também que a pesquisa
resultaria na próxima publicação do GT em 2012.
Para o biênio 2010-2012, foram eleitos
o Prof. Diógenes André Vieira Maciel (UEPB), coordenador, e o Prof. André Luís
Gomes (UnB), vice coordenador.
Entre os dias 10 e 11 de novembro de
2011, realizou-se, na Universidade de Brasília, o Seminário Dramaturgia
e Teatro: Pensadores do Teatro Brasileiro. Mais uma vez, durante o início
do Seminário, foi realizada uma avaliação das
atividades até então realizadas pelos membros do GT. Seguidamente, foram
apresentados os resultados parciais das pesquisas em realização. Estiveram presentes
no Seminário onze membros do GT, a saber: Diógenes Maciel, Valéria Andrade,
Anna Stegh camati, André Luís Gomes, Sonia Pascolati, Alexandre Villibor Flory,
Augusto Rodrigues, Rafael Villas Boas, Sirlei Santos Dudalski, Margarida Rauen
e Sheila Maluf. Naquele momento, o GT contava com 16 membros devidamente
recadastrados.
Nesse mesmo evento deliberou-se pela
transformação do Encontro Intermediário do GT em um Seminário Nacional de
Dramaturgia/Teatro, em que não só os pesquisadores do GT apresentem suas
pesquisas, mas os seus orientandos, de modo a ampliar o diálogo
interinstitucional. Discutiu-se e deliberou-se pela temática do próximo biênio:
as pesquisas seriam conduzidas a partir de relações adaptativas e tradutórias
de textos dramáticos para outras mídias, como também textos de outros gêneros e
suportes que fazem o trânsito para a forma dramatúrgica e/ou para o palco.
Registra-se, ainda, nesta coordenação, a publicação do livro Penso
Teatro: dramaturgia, crítica e encenação (2012), organizado pelos
professores André Luís Gomes e Diógenes André Vieira Maciel e editado pela
Editora Horizonte.
Durante o XXVII ENANPOLL,
realizado no Rio de Janeiro de 10 a 13 de julho de 2012, na UFF – Universidade
Federal Fluminense, o GT elegeu Sonia Pascolati (coordenação) e Alexandre Flory
(vice coordenação) como responsáveis pela condução do GT no biênio 2012-2014.
Dentre as atividades desenvolvidas,
merece destaque a pesquisa coletiva em torno do tema “Teatro e
Intermidialidade”, cujo processo e resultados foram divulgados em diferentes
eventos, com ênfase para o Simpósio “Teatro na era da multimidialidade”,
organizado pelos então coordenadores do GT para o XIII Congresso Internacional
da ABRALIC, realizado na UEPB, de 08 a 12 de julho de 2013, do qual
participaram alguns membros do GT (Otávio Cabral, Gabriela Lírio Gurgel
Monteiro, Diógenes Maciel, Sonia Pascolati e Alexandre Flory) e pesquisadores
de várias instituições. No mesmo congresso, Maria Sílvia Betti e Valéria
Andrade, também membros do GT, compuseram a mesa redonda “Dramaturgia e
teatro”.
A realização do Encontro
Intermediário em forma de congresso aberto a
pesquisadores da área foi um dos pontos fortes do biênio, pois permitiu não só
o encontro de membros do GT para discussão dos resultados parciais da pesquisa
coletiva, como também viabilizou (ou consolidou, considerando a primeira
iniciativa realizada em Brasília, em novembro de 2011, com a realização do
Seminário “Dramaturgia e Teatro: Pensadores do Teatro Brasileiro”) a primeira
edição do Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro em torno do tema Teatro e
Intermidialidade, que contou com trabalhos sobre teoria do drama e da
performance; dramaturgia, teatro e ensino; dramaturgia e teatro brasileiros e
estrangeiros; diálogos entre teatro e outras artes; teatro político; e teatro
infantil. O formato do evento intermediário solidifica a proposta dos membros
do grupo de fazer do encontro dos pesquisadores do GT um espaço de formação de
jovens pesquisadores, debates de pesquisas em andamento e fomento dos estudos
em dramaturgia e teatro nos cursos de Letras e Artes. Os artigos resultantes de
parte dos trabalhos apresentados estão publicados em Anais (com ISSN) no blog
do GT (http://gtdramaturgiaeteatro.blogspot.com.br/p/anais-do-evento.html), que
remete ao endereço http://anaisgtdramaturgiaeteatro.wordpress.com/.
Parte da produção intelectual dos
membros do grupo foi divulgada no número 25 da Revista Terra Roxa e
Outras Terras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (Estudos Literários)
da UEL, reunindo os seguintes artigos: “A imaginação pictural de Shakespeare em
Sonho de uma noite de verão”, de Anna Stegh Camati; “Intermidialidade e teatro
épico a partir de A ópera dos três vinténs, de Brecht: teatro e cinema”, de
Alexandre Villibor Flory; “Toda nudez será castigada – da dramaturgia à cena,
de Gabriela Lírio Gurgel Monteiro; “Em demanda dos musicais: cruzamentos entre
teatro e intermidialidade”, de Diógenes André Vieira Maciel; Intermedialidade e
teatralidade, de Sonia Pascolati. O acesso ao volume se dá pelo endereço
http://www.uel.br/pos/letras/terraroxa/index.php?option=com_content&task=view&id=52&Itemid=2.
Além da publicação dos artigos na
revista, foi organizado um livro, com lançamento em 2014. O livro,
intitulado Teatro e Intermidialidade, contempla alguns dos artigos
publicados na revista em 2013, com o acréscimo dos seguintes trabalhos: “Entre
o real e o ficcional: apontamentos para um realismo sedutor”, de Martha
Ribeiro; “Entre tempos e espaços: a intermidialidade em O Sumidouro”, de
Rosemari Bendlin Calzavara; “As relações intermidiáticas e as formas
dramático-musicais”, de Diógenes André Vieira Maciel; “Querô: distorções e
espelhamentos”, de André Luís Gomes e Helciclever Barros da Silva Vitoriano;
“Intermidialidade na cena contemporânea”, de Gabriela Lírio Gurgel Monteiro;
“Brecht e Lars Von Trier: hibridismo e anti-ilusionismo em Dogville”, de Otávio
Cabral e Ana Flávia Ferraz. A organização do livro obedece a critério já
acordado pelo grupo de que a produção acadêmica do GT deve se organizar de
forma coletiva, em torno de um mesmo eixo, o que evita a simples reunião de
artigos com temas variados num só volume e amplia o impacto da produção do
grupo ao apresentar reflexões teóricas e análises orgânicas em torno de tema
relevante na área.
As discussões durante as sessões de
comunicação do I Seminário de Dramaturgia e Teatro despertaram
o interesse dos membros do GT presentes (Anna Camati, Marise Rodrigues,
Margarida Rauen, Rosemari Calzavara, Sonia Pascolati, Alexandre Flory, Diógenes
Maciel e Lourdes Kaminski) pelas relações entre dramaturgia, teatro e ensino, o
que levou à proposição do tema “Teatro e ensino” como pesquisa coletiva do
biênio seguinte. A discussão foi retomada durante o XXIX ENANPOLL,
ocorrido na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – no período de 09 a
11 de junho de 2014, e o grupo reunido em Florianópolis (Alexandre Flory, Anna
Camati, Célia Dias, Marise Rodrigues, Rosemari Calzavara e Sonia Pascolati)
propôs duas produções simultâneas e correlatas; ambas atendem à demanda de
vinculação entre pesquisa, pós-graduação e educação básica e, mais do que isso,
respondem à seguinte constatação: como pesquisadores de dramaturgia e teatro
podem alcançar impacto direto sobre o ensino, em particular no que diz respeito
à ausência do texto dramático em materiais didáticos e na sala de aula. O
primeiro eixo de produção foi definido como “Estratégias de leitura do texto
dramático”, consistindo na elaboração de material didático-pedagógico que
contemple apontamentos teórico-críticos sobre autor e forma dramática e
apresente um “exercício” de análise de textos representativos da dramaturgia
nacional do século XIX ao XXI. Cada unidade deve considerar os tópicos
“Contexto histórico e estético de produção e circulação do texto dramático”,
“Poética do dramaturgo” e “Análise dos elementos estruturais do texto
dramático”, além de outros que discutidos ao longo do processo de elaboração do
material e que observem especificidades de obras e autores. O segundo eixo tem
perfil mais teórico e o resultado esperado é a organização de um livro com
artigos produzidos individualmente ou em coautoria pelos membros do GT que discutam
a relação entre teatro e ensino das mais diferentes perspectivas: teoria,
análise, crítica e história. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos
membros presentes e posteriormente divulgada aos demais componentes do GT por e-mail.
Também durante o Encontro
Intermediário, iniciou-se a discussão para redefinição das linhas de pesquisa
do GT, que ficaram assim estabelecidas, com suas respectivas ementas, após
discussão entre os pesquisadores presentes no XXIX ENANPOLL:
1. Teorias do teatro e da
performatividade: Estudo dos conceitos e formas do drama, desde os
paradigmas tradicionais, passando pelas rupturas históricas até os diálogos
contemporâneos. Relações teóricas e práticas entre
dramaturgia/teatro/encenação. Estudo de teorias e práticas da performance sob
diferentes enfoques teóricos e metodológicos.
2. História, crítica e cultura:
Discussão sobre a perspectiva histórica de questões estéticas, sua atualização
e utilidade no contexto atual e, também, a mediação entre teatro e sociedade. História
do teatro. Crítica teatral. Teatro político. Teatro dialético. Dramaturgia de
autoria feminina. Teatro infantil. Teatro de grupo. Formação de público. Teatro
e sociedade.
3. Estudos de Intermidialidades:
Estudo e problematização de questões sobre intermidialidade, dentre elas as
práticas de transposição midiática, combinação de mídias, referências
intermidiáticas, interfaces e hibridizações de mídias em contextos mixmídia,
multimídia e intermídia e cruzamentos de fronteiras midiáticas, que caracterizam
as manifestações artísticas do contemporâneo, como o teatro, o cinema, os
quadrinhos, a fotografia, a pintura, a música e outras.
4. Práticas educativas:
Letramento literário em dramaturgia. Leitura do espetáculo teatral. Dramaturgia
e teatro na formação de professores. O texto dramático em livros didáticos e
materiais paradidáticos. Jogos teatrais e ensino.
Durante o XXIX ENANPOLL, o
GT Dramaturgia e Teatro elegeu Alexandre Flory (coordenação) e Sonia Pascolati
(vice coordenação) como responsáveis pela condução do GT para o biênio
2014-2016. Dentre as atividades desenvolvidas no período, merece destaque a
publicação do livro Teatro e Intermidialidade (2015),
resultado de pesquisa coletiva em torno do tema “Teatro e Intermidialidade”,
que fecha o ciclo de pesquisa coletiva do GT em torno do tema ao longo do
biênio 2012-2014.
Nesse período, deu-se continuidade para
a pesquisa conjunta em torno do tema “Teatro e Ensino”, que alcançou resultados
parciais apresentados em vários eventos, como em um Simpósio realizado no
Congresso Internacional da Abralic 2015, de 29 de junho a 3 de julho em Belém,
no Pará, com o título Dramaturgia, teatro e ensino: demandas e possibilidades,
coordenado por dois integrantes do GT (Sonia Pascolati (UEL) e André Luís Gomes
(UnB)) e que contou com a participação de outros integrantes do GT, a saber
Alexandre Flory (UEM), Maria Cristina de Souza (UTFPR), Valéria Andrade (UFCG),
Maria da Glória Magalhães dos Reis (UnB), Diógenes André Vieira Maciel (UEPB),
Gabriela Lírio Gurgel Monteiro (UFRJ), Rosemari Bendlin Calzavara (UNOPAR),
entre outros pesquisadores que pleitearam entrar para o GT após esse Simpósio.
Outro ponto de destaque foi a
realização do Encontro Intermediário em forma de seminário
aberto a pesquisadores da área pela segunda vez, agora em Maringá em 2015 (a
primeira vez fora em 2013, em Londrina), intitulado II Seminário
Nacional de Dramaturgia e Teatro. O referido seminário fomentou tanto o
encontro de membros do GT para a discussão dos resultados parciais da pesquisa
coletiva e das demandas do GT como permitiu que novos pesquisadores, nos mais
diversos níveis de atuação (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado,
Pós-doutorado, professores com pesquisa na área sem vínculo com o GT) pudessem
entrar em contato, o que fortalece o grupo de pesquisa e a sua capacidade de
articulação. Consolida-se, assim, a proposta que surgiu em Brasília, em
novembro de 2011, com a realização do Seminário Dramaturgia e Teatro:
Pensadores do Teatro Brasileiro, sendo seguido, em 2013 em Londrina,
pelo I Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro (em torno do
tema Teatro e Intermidialidade). O II Seminário Nacional de Dramaturgia
e Teatro teve ênfase na temática em torno do Teatro e Ensino, contando
com trabalhos nos campos da dramaturgia, da cena, da performance, da história
teatral, da teoria do teatro e da relação entre teatro e sociedade.
O formato do evento intermediário
solidificou a proposta dos membros do grupo de fazer do encontro dos
pesquisadores do GT um espaço de formação de jovens pesquisadores, debates de
pesquisas em andamento e fomento dos estudos em dramaturgia e teatro nos cursos
de Letras e Artes. Os artigos resultantes de parte dos trabalhos apresentados
foram publicados no formato de Anais em 2016 (ISSN 2358-405X) acessível pelo
blog do GT (http://gtdramaturgiaeteatro.blogspot.com.br/p/anais-do-evento.html)
ou, ainda, direto pelo link
https://anaisgtdramaturgiaeteatro.files.wordpress.com/2014/07/anais_2015.pdf.
A organização da pesquisa conjunta
obedece ao critério já acordado pelo grupo de que a produção acadêmica do GT
deve se organizar de forma coletiva, em torno de um mesmo eixo, o que evita a
simples reunião de artigos com temas variados num só volume e amplia o impacto
da produção do grupo ao apresentar reflexões teóricas e análises orgânicas em
torno de tema relevante na área. O tema Teatro e Ensino aparece,
por exemplo, desenvolvido em vários artigos dos eventos acima mencionados, como
também nos Anais dos Eventos. As discussões realizadas no Encontro em Campinas,
bem como nos demais eventos, fizeram perceber que o tema Teatro e Ensino está
longe de estar esgotado, motivo pelo qual continua sendo objeto de pesquisa
conjunta no biênio 2016-2018. Para este biênio foi definida a temática Dramaturgia
e a Cena Contemporânea.
Durante o XXXI ENANPOLL,
realizado nos dias 29, 30 de junho e 01 de julho de 2016, em Campinas (Centro
de Convenções da Unicamp), foram eleitos, por unanimidade entre os presentes,
Lourdes Kaminski Alves (UNIOESTE) como coordenadora e Célia Arns de Miranda (UFPR)
como vice-coordenadora do GT para o biênio 2016-2018.
Dentre as atividades desenvolvidas no
biênio 2016-2018, merece destaque a publicação do primeiro volume da Coleção
Caderno Temático, intitulada Teatro e Ensino: Estratégias de
Leitura do Texto Dramático (2017), publicada pela Editora Pedro &João.
A publicação resultou de pesquisa coletiva em torno do tema “Teatro e
Ensino”, foco de estudos de um conjunto significativo de pesquisadores (as)
do GT, desde o biênio 2014-2016. A abertura da Coleção inaugurou mais um
meio para implementação e divulgação de estudos sobre a presença do teatro e da
dramaturgia na sala de aula e em outros espaços de formação leitora,
contemplando, sobretudo, a necessária integração entre a graduação
e a pós-graduação.
O subtema da Coleção Teatro e Ensino é
definida nas reuniões do GT no ENANPOLL, a cada biênio, ficando sob
responsabilidade da organização e publicação, atendendo ao WEBQualis
livros, diferentes membros do grupo de pesquisadores, de modo a contemplar
todos os interessados na organização dos Cadernos que contemplam a Coleção.
Outro ponto de destaque, deste biênio,
foi a realização do III Seminário Nacional de Dramaturgia e
Teatro: Dramaturgia e a cena contemporânea, em setembro de 2018 na Universidade
Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste.
O evento manteve o formato dos
dois Encontros Intermediários que o sucederam, realizado em forma de seminário
aberto a pesquisadores da área, reunindo participantes de diversos Programas de
Pós-graduação, entre eles, citam-se. UNIOESTE, UnB, UFPel, UFF, UNIRIO,
UNESP-Assis, UNESP-Araraquara, UNICAMP, UFRJ, UEPB, UERJ, UFPR, UEM, UEL,
UNESPAR, UNICENTRO, UNIANDRADE, UFGD, UEPB, UFSC, UFU, entre outras
universidades. Registra-se uma importante participação dos membros do GT,
acompanhados de seus orientandos, totalizando 61 inscritos no evento, com
apresentação de 44 comunicações nos simpósios e outras participações nas mesas
redondas.
Os membros do GT participaram de mesas
redondas e dos simpósios articulados às linhas de pesquisa. Nos dias que
antecederam o evento, o prof. André Luís Gomes (UnB), coordenador do Projeto
“Quartas Dramáticas: a encenação da leitura”, ofereceu aos alunos da graduação,
da pós-graduação da instituição sede do evento e demais interessados, uma
oficina intitulada “Montagem da Encenação da Leitura Cênica da peça BLECAUTE”, de
David Anderson, que culminou em uma rica e expressiva apresentação aos
participantes no segundo dia do Encontro Intermediário.
Outro ponto relevante a se destacar no
biênio 2016-2018 é a organização do livro temático do GT, intitulado Dramaturgia
e Teatro: A Cena Contemporânea, publicado pela Eduem em 2018. Esta
publicação contempla resultados de estudos produzidos pelos membros do GT, a
partir de um projeto comum de pesquisa definida no biênio 2016-2018.
No XXXIII ENANPOLL, realizado nos dias
27, 28 e 29 de junho de 2018, na cidade de Cuiabá, no Campus da UFMT, foram
eleitas e reconduzidas para o biênio 2018-2020, a Profa. Dra. Célia Arns de
Miranda (UFPR) para a coordenação do GT e a Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves
(UNIOESTE) para a vice coordenação. Foi escolhido pelos membros do GT,
como tema comum de pesquisa do biênio “Teatro e Política”. Destaca-se neste biênio, a realização do IV
Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro: Teatro e Política, ocorrido nos
dias 11, 12 e 13 de setembro de 2019, na UFPR e o lançamento do Vol II da
Coleção Teatro e Ensino, intitulado Teatro
e Ensino: Propostas de Intervenção (2020), pela Editora Pedro&João, sob
organização das Professoras Lourdes Kaminski Alves e Célia Arns de Miranda.
Durante o biênio foram oferecidas diversas atividades, no formato online, pelos
membros do GT, considerando-se o contexto da pandemia COVID-19. O tema do
biênio motivou a publicação do livro Teatro
e Política, organizado pela Profa. Priscila Matsunaga e Prof.
Alexandre Flory. O Encontro Nacional do GT ocorreu nos dias 09, 10,
11 de dezembro de 2020, no XXXV ENANPOLL Virtual, sob organização das
Professoras Célia Arns de Miranda e Lourdes Kaminski Alves. Na continuidade das
atividades no formato online do GT, foi realizada a votação para a coordenação
do biênio 2021-2023. Foram eleitos o Prof. Dr. André Dias (UFF), coordenador e
Profa. Dra. Priscila Matsunaga (UFRJ), vice-coordenadora.
Maravilha!!!!
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